Marcha pela Vida – Dia 30 de Setembro 15hs. Participe!

Escrito em 20/09/2018
imprensa

Marcha pela Vida acontece dia 30/09/18 às 15hs

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo

São Paulo, 12 09 2018

Aos Padres, Religiosos/as

Diáconos, leigos/as

da arquidiocese de São Paulo

Caríssimos/as

Certamente estamos lembrados das “audiências públicas” promovidas recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em vista de um pedido apresentado ao mesmo STF, para a alteração na interpretação da lei brasileira no que diz respeito ao aborto. Em poucas palavras, pede-se ao STF que o aborto seja “liberado” até a 12ª. semana de gestação. Há muitos argumentos sólidos contrários a essa demanda e não vem ao caso expor todos aqui.

O direito à vida do ser humano, ainda em fase de gestação, é defendido claramente pela Igreja, que também defende a dignidade e a vida da mulher gestante. Não é correto opor o filho à sua mãe, nem tratar a gravidez como se fosse um mal, ou uma doença. Políticas de saúde adequadas podem oferecer segurança e amparo à mulher nas situações de “gravidez de alto risco”, sem o recurso ao aborto como solução. Menos ainda, pode-se fazer do aborto um método banal de controle populacional e de natalidade.

O julgamento do citado recurso pelo STF ainda não tem data marcada, mas é importante que as pessoas contrárias à sua aprovação manifestem desde logo suas razões e argumentos.

Por isso, presto meu apoio à iniciativa da MARCHA PELA VIDA, organizada por um grupo de pessoas – “em favor das duas vidas” – da mãe e do filho que ela gera. A manifestação não terá caráter partidário, nem propriamente religioso, e quer contar com o apoio e a participação de todas as pessoas que tenham essa mesma convicção de respeito, valorização e defesa “das duas vidas”.

A MARCHA PELA VIDA acontecerá dia 30 de setembro próximo (Domingo), e iniciará às 15h00 na Av. Paulista, em São Paulo. Em seguida, percorrerá a Av. Brigadeiro, até à Praça da Sé, onde terá seu ato final.

Incentivo as paróquias, colégios, organizações pastorais, movimentos e associações eclesiais a promoverem uma ampla participação nesse ato de valorização e defesa das duas vidas – da mãe e do filho que ela gera.

Agradeçamos sempre a Deus pelo dom único da nossa vida. E valorizemos a vida de cada ser humano, desde o primeiro instante de sua existência, até à sua morte natural. Mais ainda, quando se trata de inocentes, indefesos e pobres! Deus abençoe a todos!

Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo