Assembleias Paroquiais do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

Escrito em 12/11/2018
paroquia

Nos dias 16, 23 e 30 de outubro foram realizadas as três Assembleias Paroquiais do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo.

Participaram das assembleias os responsáveis por todas as pastorais e movimentos da paróquia, além de fiéis representantes da comunidade, conforme regulamento do sínodo. Veja mais fotos das assembleias na galeria de fotos do site.

A primeira assembleia teve como tema “Ver, escutar, analisar”. Nessa oportunidade foram apresentadas as sínteses de cada um das sete reuniões mensais dos grupos de reflexão da paróquia, ocorridas entre março e outubro de 2018. Além disso, foram expostos os resultados da pesquisa de campo relativa à paróquia. Por fim, foram abordados os serviços paroquiais, com a apresentação das atividades e responsáveis de cada pastoral e movimento da paróquia. O Pároco fez uma análise sobre todo o material disponibilizado à assembleia, buscando aprofundar o entendimento de todos acerca dos temas que seriam levados às reuniões seguintes.

A segunda assembléia teve como tema “Escutar, discernir, propor”. Após uma breve recordação sobre o conteúdo da primeira sessão, a assembleia foi dividida em seis grupos de trabalho. Cada grupo respondeu a questões sobre os seguintes temas: anúncio do Evangelho, promoção da vida Santa e testemunho da vida cristã em nossa Paróquia. Foi analisada a situação atual da comunidade acerca de cada um dos temas, buscando a proposição de melhorias concretas a serem implantadas. Ao final, cada grupo apresentou a síntese de suas respostas em plenário.

A terceira assembleia teve como tema “Propor e celebrar”. A síntese dos trabalhos da segunda assembleia foi apresentada e em seguida os mesmos grupos se reuniram para complementar e ajustar as propostas de melhoria a serem implantadas na Paróquia.

A comissão paroquial do Sínodo enviará para o Secretariado de Pastoral da Região Episcopal Sé o relatório completo das assembleias.

As assembleias foram as últimas atividades do sínodo na paróquia este ano, porém a nossa participação não se encerra por aqui. Conforme destacado na terceira assembleia, esse foi só o começo do “caminho sinodal”. Em 2019 as Regiões Episcopais farão suas assembleias do sínodo arquidiocesano e haverá uma nova proposta de caminho sinodal para as paróquias.