Semana Santa 2024

Escrito em 02/04/2024
imprensa

24/03/2024 – DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

Domingo de Ramos nas ruas do bairro do Jardim Europa conduzida pelo nosso Pároco Dom Oswaldo Paulino, O.Praem e o Padre Emmanuel Talavera, O.Praem.

28/03/2024 – MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR/ LAVAPÉS

Quinta-feira Santa, a Missa da Ceia do Senhor foi celebrada pelo Pároco Dom Oswaldo Paulino, O.Praem e concelebrada pelo Cônego Emmanuel Talavera, O.Praem.
Centenas de fiéis acompanharam a Santa Missa que realizou o rito do Lavapés com 12 paroquianos representando os 12 Apostolos de Cristo e também a Renovação dos Votos dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística- MECE.

28/03/2024 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

Nessa manhã da Sexta-feira Santa, 29/03/24, às 6h da manhã em frente a paróquia São José, foi o ponto de encontro para a Caminhada Penitencial entre os Sacerdotes e Paroquianos das Paróquias São José do Jd Europa e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Nessa caminhada conduzida pelo Pároco Dom Oswaldo Paulino, O.Praem e pelo Cônego Emmanuel Talavera, O.Praem da Paroquia São José do Jardim Europa e pelo Pároco Padre Eduardo Ribeiro, C.SsR. e o Padre Rodrigo Costa Silva, C.Ss.R., Vigário Paroquial.

Foram mais de 400 pessoas que rezaram as 14 Estações da Via Sacra, o caminho percorrido por Jesus Cristo carregando a Cruz até o local da crucificação, o monte Calvário. Foi uma caminhada que permitiu a todos meditarem sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Após a chegada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ambos os Párocos ofereceram uma benção e agradeceram pelo especial momento de fé e meditação.

A volta dos paroquianos da São José foi uma caminhada rezando o Santo Terço Mariano conduzido pelos integrantes do Terço dos Homens.

A chegada na Igreja o Pároco Dom Oswaldo deu uma benção, agradeceu a todos pela participação e aspergiu água benta em todos os participantes de mais uma Caminhada Penitencial.

Na tarde de sexta-feira, 29/03/24, na Paróquia José, o Pároco Dom Oswaldo Paulino e o Cônego Emmanuel Talavera realizaram a Celebração da Paixão do Senhor.
Foi um momento de muito silêncio onde todos meditaram sobre a Paixão do Senhor.

Ainda na Sexta-feira Santa realizou-se a Adoração da Santa Cruz conduzida pelo Pároco Dom Oswaldo Paulino e o Cônego Emmanuel Talavera.
Na adoração da Santa Cruz, o cristão está preparado para não fugir do sofrimento. Durante a liturgia, os fiéis tocam a Cruz, a beijam e assim entram ainda mais em contato com a dor de Cristo que é a dor de todos, porque Ele carregou na Cruz os pecados de toda a humanidade para salvá-la.
Centenas de fiéis se emocionaram e meditaram sobre essa Adoração nesse final de tarde na Paróquia São José do Jd Europa, enquanto exaltavam a Santa Cruz e ouviam palavras de amor e fé do Pároco Dom Oswaldo Paulino, O.Praem.

“Ofício das Trevas” é um conjunto de salmos, cânticos, preces penitenciais e símbolos que permite aos católicos meditarem sobre a situação de escuridão em que ficou a Terra com a morte de Jesus.
Faz parte da liturgia da Semana Santa, que mostra, de forma bastante clara, a figura do servo sofredor. Junto dele, os cristãos rezam e meditam sobre os sofrimentos da paixão e morte na cruz de Jesus Cristo.
Após o Ofício das Trevas a comunidade da Paróquia São José do Jd Europa, saiu em Procissão do Senhor Morto com Nossa Senhora das Dores, pelas ruas do bairro, conduzida pelo Pároco Dom Oswaldo Paulino, O.Praem e pelo Cônego Emmanuel Talavera, O.Praem.

Ainda na Sexta-feira Santa, 29/03/2024, realizou-se a Adoração da Santa Cruz na Paróquia São José do Jardim Europa/ Região Sé/ Decanato São Tomé, conduzida pelo Pároco Dom Oswaldo Paulino, O.Praem, o Cônego Emmanuel Talavera, O.Praem e toda equipe da Pastoral dos Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística.

Na adoração da Santa Cruz, o cristão está preparado para não fugir do sofrimento. Durante a liturgia os fiéis tocam a Cruz, a beijam e assim entram ainda mais em contato com a dor de Cristo que é a dor de todos, porque Ele carregou na Cruz os pecados de toda a humanidade para salvá-la.
Centenas de fiéis se emocionaram e meditaram sobre essa Adoração.

30/03/2024 – SÁBADO SANTO /VIGÍLIA PASCAL DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Noite de 30/03/2024, celebração da da Solene Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor.
O Pároco Dom Oswaldo Paulinho, O.Praem antes do início da celebração conduziu a Benção do Fogo Novo na entrada da Paroquia com todos os fiéis paroquianos ao lado.

Benção do Fogo Novo, o símbolo da vida nova e da criação renovada pela morte e ressurreição de Jesus.

Solene Vigília Páscoa, noite de 30/03/2024.
A Procissão “Eis a Luz de Cristo”, e a afirmação da Sua divindade, da vitória definitiva da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte, da graça sobre o pecado.

Dia 30/03/2024, Solene Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor.
Presidiu a Solenidade o Pároco da Paroquia São José, Dom Oswaldo Paulino, O.Praem e concelebrou o Cônego Emmanuel Talavera.
Mais de 600 pessoas acompanharam e se emocionaram com os ritos católicos da emocionante Vigília Pascal que nos mostra a Ressurreição de Jesus Cristo.

CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.

Um pouco mais da noite de 30/03/2024….
Solene Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor.
Presidiu a Solenidade o Pároco da Paroquia São José, Dom Oswaldo Paulino, O.Praem e concelebrou o Cônego Emmanuel Talavera.
Mais de 600 pessoas acompanharam e se emocionaram com os ritos católicos da emocionante Vigília Pascal que nos mostra a Ressurreição de Jesus Cristo.

CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.

31/03/2024 – DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Após a celebração do Domingo de Páscoa, entramos no período chamado de “Oitava da Páscoa”. São oito dias em que continuamos a celebrar as alegrias da Páscoa. Todos os dias dessa semana são como se fossem Domingo de Páscoa.

Que ao celebrar esse grande mistério da ressurreição, que é fonte de vida para nós, possamos também ser impelidos a ir ao encontro do Cristo Ressuscitado. Ele se encontra na Palavra, na Eucaristia, bem como nas pessoas que conosco convivem diariamente, ou rapidamente passam por nós.